quarta-feira, 13 de abril de 2011

Você sabe o que é ambient occlusion?


Para quem usa o SketchUp aliado ao “PODEROSO” vray  é muito importante saber o que esse termo significa, e para isso, montei um tutorial simples, que ajuda a compreender como funciona. Para os testes, usaremos uma cena simples com alguns sólidos que tem pontos de encontro entre si. Claro, pois o ambient occlusion, nada mais é do que a sombra de oclusão no ambiente real, já reparou como as coisas tem um certo “escurinho” próximo ao “pé” da sombra?

                             O exemplo acima mostra um exemplo simples dessa sombra de contato entre as superfícies. Para começar, vamos usar a seguinte cena:

                             Uma cena simples e configurada para um render rápido e de testes, que nos mostre um bom efeito. Obs.: não me ative muito a configuração dos materiais pois não é esse o intuito do tutorial.
                             Abra as opções do vray e em seguida va ao menu Global Switches. Lá ative a opção, override materials e mude a cor para um cinza, próximo ao branco.

                             Agora vá o menu, Indirect Ilumination e ative a opção ambient occlusion, mudando o valor dos samples para 32 e o valor do Radius para 25. Bom, nessa parte alteramos os valores de samples, porque eles são o número de amostras que o ambient occlusion irá recolher, ou seja, se aumentar esse número, o efeito fica mais suave, e menos marcado e o valor de radius por que esse controla o raio de distribuição do efeito.


                          Este é o resultado do efeito, note nos cantos do muro. Vamos então ao render final, com os materiais devidamente configurados.
                          Vá até as opções do vray e em global switches desmarque a opção, override materials,  isso fará com que o vray deixe de mostrar apenas o material branco sobrepondo todos os materiais da cena e utilizará o material normal já configurado, com o efeito de ambient oclusion devidamente configurado. Renderize e veja o resultado final.


Resultado com a mesclagem da imagem de ambient oclusion e material branco com o render final para reforçar o passo e dexar  o render mais realista. Não editei  imagem, apenas desaturei um pouco, pois o render sempre sai muito saturado e fiz um clareamento com os levels do Photoshop para a mesclagem da imagem de ambient occlusion.
Espero ter sido claro, e qualquer dúvida, deixem os comentários que procurarei responder assim que puder. Obrigado.

3 comentários:

  1. Amigo, muito obrigado pela dica aqui nesse tutorial que me foi muito esclarecedor. Estou iniciando meus estudos em CG e ouço muito falar em ambient oclusion, mas nada tão claro como sua explicação. Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Cara, numa renderização externa vc saberia dizer como configurar para deixar a sombra bem definida (forte)?
    falecom.milton@yahoo.com.br
    Desde já obrigado.

    ResponderExcluir