quarta-feira, 13 de abril de 2011

Dicas para uma boa logomarca.

    A logomarca, é quase que totalmente a Identidade Visual de uma empresa. Sempre que preciso fazer uma, penso em alguns pontos que, acredito serem comuns a muitos profissionais do ramo. Então resolvi juntar alguns desses pontos, em um post e compartilhar com vocês. Espero que gostem!

1- Que tipo de empresa? Uma pergunta que parece óbvia, mais se analizar bem, logo você perceberá que muitas pessoas não se perguntam a esse respeito ao fazer uma logomarca. É só procurar e notar que algumas logomarcas não tem absolutamente nada a ver com a empresa a qual remete ou devería remeter. É imprescindível fazer uma pesquisa antes de começar a produzir qualquer rabisco, busque logomarcas do mesmo seguimento, analize se não há nada igual ao que você pensou, procure nelas algo em comum, uma linha de raciocínio a seguir porque assim, com certeza você não estará perdido e fazendo uma coisa totalmente contrária ao necessário.

2- Um bom nome é tudo! Nomes muito extensos ou que tentem imitar uma marca mais famosas podem não ser uma boa, converse com o cliente, caso ele apareça com uma nome sem muito sentido, não ofenda nem tente impor a sua idéia, mais argumente com ele sobre um nome melhor isso vai facilitar o seu trabalho ao associar a marca, a tipografia e tudo mais ao estabelecimento.

3- Começe a colocar as idéias no papel! Qualquer coisa é válida, tente tudo o que vier á cabeça, rabisque! Particularmente eu prefiro rabiscar muito, desenho, faço um esboço da tipografia no papel, brinco com as formas, uso uma régua. Lembre-se, tudo é válido para formar a idéia final. Esse processo é conhecido como BrainStorm (tempestade de idéias).

4-Tenha uma caixa de lápis de cor á disposição. Isso faz parte do meu processo criativo, mais achei válido colocar aqui, embora o computador seja muito dinâmico, e você faça tudo com alguns cliques (caso tenha prática), penso que nada substitui suas próprias mãos. Sempre deixo o computador para o final, faço a maioría do trabalho á mão, a não ser quando tenho algo já predefinido. Ao escolher as cores, procure saber quais cores o cliente pensa em usar no estabelecimento, procure harmonizar mais sem deixar de usar um contraste. Lembre-se, o cérebro humano adora o contraste! Mais tudo em escesso se torna cansativo. Use cores complementares, abuse da criatividade sem tirar os pés do chão. Um bom processo criativo envolvolve limites, mais sobre isso falarei num outro tópico. rs....

5- Cuidado com os alinhamentos - Muito cuidado, principalmente ao usar símbolos ou caracteres especiais em logomarcas com tipografia própria. Na maioría das vezes esses artifícios saem desalinhados e causam um efeito visual muito ruim á composição final, o que , muitas vezes condena o projeto. Quando possível, procure usar curvas que sugiram movimento, dê vida a sua logomarca, o segredo está na continuidade, e ligação entre os caracteres, assim você controla até como o nome será pronunciado por quem vê a logomarca. O cérebro humano não separa caixa alta e caixa baixa na pronúncia, o importante é ser compreendido por qualquer um em qualquer grau de instrução.

6-Evite disperdícios - ás vezes uma logomarca AllType resove o problema e poupa tempo á você. Empresas mais sérias ou de relacionamento raramente usam símbolos complexos, apenas texto resolve em muitos desses casos. Evite o uso de iniciais, apesar de alguns profissionais defenderem essa técnica, acho meio "manjada" e prefiro não utilizar. Não recomendo brasões, causam uma má impressão ou uma impressão muito forte, o que pode não ser a intensão do seu cliente.

7- Limite! Tudo tem um limite, viaje, deixe sua imaginação trabalhar livre, mais lembre-se de manter os pés no chão, afinal nem todos podem ver de forma positiva a maneira como você pensou. Procure manter uma lógica racional e proporcional na logomarca, isso facilita a leitura e entendimento, sem falar no quanto é agradável olhar uma logomarca bem organizada. Procure usar a proporção áurea, nem sempre se mantenha preso á todas as regras, todas, eu disse, TODAS as regras tem suas excessões.

    Espero ter sido útil, esses não são todos, os passos, mais alguns que procuro pensar sempre ao fazer uma logomarca, é um processo demorado, deve ser valorizado e bem estudado para garantir um resultado final fantástico. Afinal, nosso trabalho como designers é fazer coisas fantásticas e sempre surpreender as pessoas! Estudamos para isso!

Obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário