Para quem usa o SketchUp aliado ao “PODEROSO” vray é muito importante saber o que esse termo significa, e para isso, montei um tutorial simples, que ajuda a compreender como funciona. Para os testes, usaremos uma cena simples com alguns sólidos que tem pontos de encontro entre si. Claro, pois o ambient occlusion, nada mais é do que a sombra de oclusão no ambiente real, já reparou como as coisas tem um certo “escurinho” próximo ao “pé” da sombra?
O exemplo acima mostra um exemplo simples dessa sombra de contato entre as superfícies. Para começar, vamos usar a seguinte cena:
Uma cena simples e configurada para um render rápido e de testes, que nos mostre um bom efeito. Obs.: não me ative muito a configuração dos materiais pois não é esse o intuito do tutorial.
Abra as opções do vray e em seguida va ao menu Global Switches. Lá ative a opção, override materials e mude a cor para um cinza, próximo ao branco.
Agora vá o menu, Indirect Ilumination e ative a opção ambient occlusion, mudando o valor dos samples para 32 e o valor do Radius para 25. Bom, nessa parte alteramos os valores de samples, porque eles são o número de amostras que o ambient occlusion irá recolher, ou seja, se aumentar esse número, o efeito fica mais suave, e menos marcado e o valor de radius por que esse controla o raio de distribuição do efeito.
Este é o resultado do efeito, note nos cantos do muro. Vamos então ao render final, com os materiais devidamente configurados.
Vá até as opções do vray e em global switches desmarque a opção, override materials, isso fará com que o vray deixe de mostrar apenas o material branco sobrepondo todos os materiais da cena e utilizará o material normal já configurado, com o efeito de ambient oclusion devidamente configurado. Renderize e veja o resultado final.
Resultado com a mesclagem da imagem de ambient oclusion e material branco com o render final para reforçar o passo e dexar o render mais realista. Não editei imagem, apenas desaturei um pouco, pois o render sempre sai muito saturado e fiz um clareamento com os levels do Photoshop para a mesclagem da imagem de ambient occlusion.
Espero ter sido claro, e qualquer dúvida, deixem os comentários que procurarei responder assim que puder. Obrigado.
Amigo, muito obrigado pela dica aqui nesse tutorial que me foi muito esclarecedor. Estou iniciando meus estudos em CG e ouço muito falar em ambient oclusion, mas nada tão claro como sua explicação. Valeu!
ResponderExcluirCara, numa renderização externa vc saberia dizer como configurar para deixar a sombra bem definida (forte)?
ResponderExcluirfalecom.milton@yahoo.com.br
Desde já obrigado.
Muito boa a explicação.
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